Geral

Entenda o que aconteceu para o X estar funcionando no Brasil

Ususários conseguiram utilizar o X apesar da proibição do STF. Elon Musk teria “driblado” o bloqueio após atualização de IP da rede social

Usuários da plataforma X no Brasil conseguiram usar a rede social durante essa quarta-feira, (18), apesar do bloqueio imposto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no dia 28 de agosto.

A primeira hipótese para o funcionamento temporário do X foi de que uma instabilidade nos sistema de bloqueio das operadoras teria ocorrido. Porém, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) apontou que o X havia sido atualizado para utilizar endereços de IP vinculados ao serviço Cloudflare, o que geraria um IP rotativo, e não estático. Isso dificulta o bloqueio da plataforma por parte das operadoras.

O serviço Cloudflare faz uso de IPs dinâmicos que mudam constantemente. O bloqueio dos endereços dinâmicos poderia acarretar no prejuízo para outros serviços, como bancos e grandes plataformas de internet.

É importante destacar que a decisão judicial que impôs a suspensão da rede continua vigente, ou seja, não era para o X estar funcionando no país.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) analisa a situação. Em nota, informou que “não houve alteração da decisão [do ministro Alexandre de Moraes]. Estamos verificando os casos informados”.

Decisão de Alexandre de Moraes

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a suspensão total da rede social depois que a plataforma descumpriu a ordem dada em 28 de agosto para indicar um representante legal no Brasil dentro de 24 horas. Em 31 de agosto, a plataforma ficou completamente fora do ar no país.

Ao suspender o X (antigo Twitter), Moraes impôs multa diária de R$ 50 mil a quem descumprisse a medida ao acessar a plataforma por meio de redes privadas como ferramentas de VPN.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo