Da Redação
Casos de maus tratos à animais infelizmente são mais comuns do que imaginamos. Só no 1º bimestre de 2022, a Polícia Militar, através de denúncias do Batalhão Ambiental, atendeu mais de 140 ocorrências.
“As denúncias chegam até nós através do 190 (via Ciodes), ou pelo Disk-Denuncia – (96) 99139-9433), ou durante flagrantes em nossas fiscalizações diárias. Fazemos o deslocamento até o ocorrido. Intensificamos essas fiscalizações nos portos de Macapá e Santana, que são locais onde ocorrem com maior frequência esse crime”, disse o Cap. PM, Emerson Kleiton.
Ainda de acordo com o capitão, os casos mais frequentes são de animais silvestres, onde o dono não dá a devida atenção que o animal necessita. Denúncias são direcionadas à Delegacia do Meio Ambiente (Dema), que age em parceria com o Batalhão Ambiental.
Nos casos dos animais domésticos, (cães e gatos), existe a fiscalização e se dá uma orientação aos donos dos pets. No caso de maus-tratos (alimentação inadequada, agressão física, abandono ou descaso), é realizada a apreensão do animal e a prisão em flagrante do infrator, sendo encaminhado à delegacia.
Reportagem: Lanna Coelho
Imagens: Erik Silveira