O Estado do Amapá alcançou 95,57% de cobertura contra a poliomielite. Nem todos os municípios atingiram a meta ainda, mas a maioria alcançou ou ultrapassou. Apenas um encontra-se abaixo do esperado na cobertura vacinal.
Com a baixa adesão à campanha em todo o país, muitos estados brasileiros ampliaram o período de atividades até o final de outubro, mas este não foi o caso do Amapá. Com dados a serem inseridos no Sistema Nacional de Imunização até 30 de outubro, o estado já mensurava o alcance da meta.
Dos 16 municípios, apenas Itaubal apresenta cenário preocupante, com 42,48% de cobertura até o momento. Ao todo, 12 municípios alcançaram ou ultrapassaram a meta de 95%; outros três apresentam coberturas altas próximas da meta, são os municípios de Macapá, Cutias e Porto Grande.
Vacina contra a poliomielite
A vacina contra a pólio está disponível em todas as unidades básicas de saúde dos 16 municípios do Amapá, que foram abastecidos com a distribuição realizada pelo Governo do Estado.
A vacina é recomendada para crianças menores de cinco anos de idade. Aquelas menores de 1 ano, devem ser vacinadas de acordo com a situação vacinal primária encontrada pelo agente de saúde.
Já crianças de 1 a 4 anos, deve ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que tenham recebido três doses da Vacina Inativada da Poliomielite (VIP), previamente no esquema básico.