O projeto “Mais Sorriso”, na terra indígena Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari, realizou 309 procedimentos em saúde bucal. Entre os serviços ofertados, estão a assistência odontológica em especialidades para adultos e crianças, como aplicação de flúor, profilaxia, próteses dentárias, tratamento de canal, restauração, extração e raspagem.
A ação aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto e integra a “Operação Opuka”, que realizou consultas de clínica médica, exames laboratoriais e assistência farmacêutica. Além da população indígena, também foram garantidos atendimentos de prevenção e cuidados aos animais da região.
Parte dos serviços foram realizados em conjunto com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Amapá e Norte do Pará, que realizou a confecção de próteses dentárias.
Operação Opuka
A “Operação Opuka” é uma iniciativa compartilhada entre o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Amapá e Norte do Pará, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), a Universidade Estadual do Amapá (Ueap), as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e do Bem Estar Animal e a Secretaria de Saúde de Pedra Branca do Amapari.