Da Redação
Só no 1º semestre de 2022, o Batalhão Ambiental já registrou mais de 6 mil ocorrências relativas aos casos de poluição sonora. O órgão realizou a divulgação dos dados dos trabalhos feitos em combate a esse tipo de crime
“A poluição sonora é o carro-chefe dessa corporação. Recebemos uma demanda enorme de ocorrências tanto em Macapá como no vizinho município de Santana. Geralmente são sons mecânicos ligados em níveis acima do permitido, onde o denunciante liga via Ciodes, que é repassada para a nossa viatura, que nos deslocamos e verificamos in loco, a fiscalização”, disse o Cap. Emerson Kleiton (Comunicação da PM).
A grande dificuldade do Batalhão Ambiental é geralmente a grande demanda, pois somos o responsável pelo policiamento em todo o Estado com outras denúncias relativas à jurisdição.
Em relação à orla da cidade, especificamente na área do bairro Santa Inês, o incide de reclamações recuou bastante, pois há uma parceria entre o Batalhão Ambiental e a Prefeitura de Macapá, que realizou a sinalização vertical, coibindo assim, a ação dos infratores.
Não se há um ponto específico de atuação, mas as reclamações ocorrem sempre a partir das 22h, onde por lei é proibido o volume de som alto, onde as ligações se intensificam. Quem quiser denunciar qualquer crime envolvendo esse delito, entrar em contato pelo número do Disk Denúncia: (96) 99139-9433 (ligação e whatsapp), ou ainda direto pelo 190 (via Ciodes).
Reportagem: Lanna Coelho
Imagens: Erik Silveira