HU-Unifap inaugura Centro de Pesquisa Clínica
Equipamento tem como objetivo o desenvolvimento da saúde, por meio de pesquisa e educação no Amapá
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) inaugurou o seu Centro de Pesquisa Clínica (CPC) em cerimônia realizada no auditório da Gerência de Ensino e Pesquisa, no 2º andar.
O equipamento vai contribuir para a difusão de conhecimento e a consequente melhoria das condições de saúde não só no Amapá, mas em toda a região Norte do Brasil. O primeiro projeto estuda a Doença de Chagas.
A cerimônia contou com a participação do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, de forma remota; do superintendente do HU-Unifap, Marcos Santos; do gerente de Ensino e Pesquisa e coordenador do CPC, José Carlos Tavares; do pró-reitor de Pesquisa da Unifap, Carlos Eduardo Costa de Campos; da diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Melo; e da secretária de Saúde do Estado, Silvana Vedovelli, entre outros.
Arthur Chioro destacou a importância do CPC como um instrumento de consolidação da excelência acadêmica do HU e da Unifap.
“Um hospital universitário eleva o seu patamar de desenvolvimento quando oferta à comunidade acadêmica e à sociedade um centro desse porte. Que essa inauguração seja um potencializador de uma progressão, de uma expansão e de uma qualificação institucional sem precedentes para a melhoria do Sistema Único de Saúde não só no Amapá, mas em toda a região Norte. Temos muitos desafios pela frente”, afirmou o presidente da Ebserh.
O superintendente do HU, Marcos Santos, estimou que o CPC vai trazer muitos benefícios à sociedade. “Quando a Unifap, o HU e a Ebserh tomam a iniciativa de criar um centro de pesquisas clínicas, eles estão colaborando para o crescimento do Estado, com o crescimento tecnológico para a nossa sociedade, atuando para a melhoria de medicamentos, de vacinas e estudando o nosso ecossistema”, salientou o gestor.
O coordenador do CPC e gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Unifap, José Carlos Tavares, ressaltou que o centro contribuirá para o avanço da Medicina, pesquisando desafios tanto globais quanto específicos do Amapá.
“O CPC funcionará com a implantação de projetos importantes, como o nosso primeiro, por exemplo, que estudará pacientes com Doença de Chagas, o que ajudará na descoberta de medicamentos, fármacos e de novos procedimentos”, explicou.
“O CPC é um marco para fortalecer a pesquisa científica, educação e saúde no Amapá. Com o CPC, várias pesquisas serão realizadas no âmbito da graduação e na pós-graduação preenchendo lacunas no nosso Estado”, salientou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Eduardo Costa de Campos.
A inauguração do CPC abre uma nova forma de atrair recursos e parcerias, seja via financiamento para pesquisa ou atraindo parcerias com a indústria farmacêutica, outras instituições acadêmicas e organizações de saúde pública.
Além dos recursos e parcerias, o foco potencial está nas questões de saúde relevantes para a comunidade local, por meio da abordagem de desigualdades em saúde e desenvolvimento de intervenções específicas que beneficiam diretamente a população do Amapá.