Faccionado que serviu ao ‘Imperador’ do tráfico no Amapá morre em confronto com o GTA
Izanildo ‘Fogo’, de 36 anos, trocou tiros com policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA) nesta quinta-feira (11) no bairro Infraero II, Zona Norte de Macapá.
Elden Carlos /Editor
Izanildo Teixeira Cavalcante, de 36 anos, o ‘Fogo’, foi morto nesta quinta-feira (11) durante um confronto com policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA) em uma residência localizada na rua Pedro Rodrigues Lima, bairro Infraero II, Zona Norte de Macapá. De acordo com o capitão Bryan Fonseca, do GTA, as equipes da Operação Protetor haviam recebido denúncias anônimas de que o suspeito estaria ostentando uma arma de fogo e um colete balístico.
Já na chegada dos policiais o homem decidiu atirar contra as equipes. No revide ele acabou atingido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito. A arma e colete, além de várias porções de drogas, foram apreendidas.
Izanildo era integrante de uma organização criminosa. Atualmente, segundo a polícia, ele vinha atuando na área financeira do grupo, mas também tinha o poder de decidir sobre a execução de rivais. O grau de periculosidade de Izanildo Fogo pode ser comprovado em um inquérito policial, tombado em 2021, pela Divisão de Repressão às Organizações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Amapá.
O inquérito diz respeito à prisão do chefe de uma das maiores facções do Amapá, identificado como Alberto Magno da Silva Lobato,o ‘Imperador’, que no dia 14 de outubro daquele ano foi preso pela equipe da Draco em uma das comunidades do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro (RJ). Equipamentos apreendidos com Imperador, como aparelhos celulares, revelaram conversas com vários criminosos em atividade no Amapá, entre eles, Izanildo Fogo.