Governo do Estado retoma gestão da Reserva Biológica do Parazinho, no Bailique
Dados físicos e biológicos foram coletados para compor um relatório técnico com informações sobre o cenário atual das ilhas.
com informações do Portal do GEA
O Governo do estado realizou visitas técnicas na Reserva Biológica do Parazinho, no arquipélago do Bailique, em Macapá, para levantar dados físicos e biológicos do atual cenário das ilhas. A atividade marca a retomada da gestão no monitoramento da unidade de conservação, que tem como objetivo a preservação integral do ecossistema, recursos naturais e genética da flora e fauna.
Os dados indicam a continuação do processo de erosão do solo na parte externa da ilha, banhada por águas oceânicas, enquanto na parte interna, houve o crescimento da vegetação. O monitoramento ainda prevê a atualização do limite da reserva, observações do bioma, análise da qualidade de água e o fortalecimento dos diálogos com a população local e o comitê gestor da área protegida.
Os estudos fazem parte do Programa de Gerenciamento Costeiro Estadual desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e a Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
A reserva é uma Unidade de Conservação de proteção integral, criada em 1985 e é um importante ecossistema costeiro, localizado na foz do Amazonas.