Cidade

Drones: Patrulhamento aéreo é ativado pelas Forças de Segurança

Estes equipamentos são equipados com câmera termográficas de alta resolução com transmissão das imagens a distâncias de até 10 km, alto-falantes, faróis entre outros acessórios de última geração

Da Redação

5 equipamentos de alta tecnologia foram entregues às forças policiais da Segurança Pública. Corpo de bombeiros, GTA, Polícia Civil, Militar e Científica receberam os aparelhos que vão auxiliar no trabalho de cada setor. 40 agentes foram capacitados para o manuseio dos drones.

O tenente Teles Campos, do Grupamento Tático Aéreo (GTA), falou sobre o uso da tecnologia: “O uso do drone nos traz uma otimização no nosso trabalho. O tempo de resposta é muito rápido. Determinadas ocorrências em determinadas situações, o drone irá ser utilizado na questão da varredura, do reconhecimento da área operacional ou até mesmo uma fiscalização em baixa altitude. Em vez de usarmos o helicóptero, teremos um custo-benefício com o ganho de tempo e com serviço de qualidade”.

Ten. Teles Campos, (GTA)

A Delegacia do Meio Ambiente que realiza um monitoramento de áreas por meio de satélites, diz que com o uso do drone, será possível mapear áreas que apresentem focos de queimadas e desmatamento irregular.

“A entrega do equipamento será muito importante para o monitoramento e levantamento de área de queimadas, desmatamento, e outras atividades relacionadas a nossa jurisdição. A atribuição da delegacia, em conjunto com as delegacias do interior atuarão ainda mais próximas, pois com o uso do equipamento, o tempo de resposta será mais detalhado, pois usamos o satélite para dar a localização do sinistro, e com o drone, faremos um mapeamento detalhado da área, tornando assim, um retorno mais rápido nesse combate”, disse George Salvador, delegado.

George Salvador, Delegado do Meio Ambiente

A Polícia Técnico-Científica que já trabalha com tecnologias avançadas, vai poder contar com mais esse equipamento que vai ajudar na dinâmica de um acidente de trânsito, por exemplo, que poderá nortear os peritos de como o fato teria ocorrido com uma visão mais ampla do local do acidente. 

Reportagem: Elidiane Amaral

Imagens: Paulo Leal

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo