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Secretária afirma que Centro Raimundo Nonato tem disponibilidade de cuidadores para atender alunos

Sandra Casimiro, titular da Secretaria de Estado da Educação (Seed), afirmou que cuidadores aprovados em concurso público iniciam atendimentos no Centro na abertura do ano letivo

Elden Carlos / Editor

A Secretaria de Estado da Educação, Sandra Casimiro, disse na manhã desta sexta-feira (16) que o ano letivo na rede pública estadual foi reagendado para iniciar no dia 26 de fevereiro. Anteriormente o anúncio era de que as aulas iniciaram na próxima segunda-feira (19), mas a situação de emergência decretada a partir dos estragos causados pelas chuvas e alagamentos nos últimos dias levaram a Seed a adotar a medida.

“Temos muitos servidores, pais de alunos e alunos afetados pelos alagamentos. Muitos desses alunos, inclusive, perderam todo o material escolar. Então, estamos trabalhando para amparar essas pessoas e o adiamento do início do ano letivo nos dá esse tempo necessário para fazer com que nenhum aluno fique fora da sala de aula por falta de material escolar, e que nenhum funcionário ou professor afetado também fique desamparado. É até mesmo uma questão de humanidade”, disse a secretária.

  • Centro Raimundo Nonato

Questionada sobre a preocupação de alguns pais que relataram a falta de cuidadores no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, localizado no bairro Buritizal, Zona Sul de Macapá, a secretária explicou que não existe motivo para preocupação nesse sentido.

“No Centro Raimundo Nonato as aulas e atendimentos iniciam na segunda-feira (19), assim como em outras unidades de atendimento especializado. Na semana passada o governo estadual finalizou o curso de formação de cuidadores para mais de 50 servidores aprovados no concurso público da Educação. Alguns desse profissionais vão ser remanejados para o Centro Raimundo Nonato. Além disso, estamos prorrogando o contrato de alguns professores pela especificidade das áreas que eles atendem, além do vínculo e relação de afeto e segurança que os alunos desenvolveram com eles. Então, os novos professores vão atuar juntamente para também criar os mesmos vínculos, sem prejuízo no atendimento e aprendizado desses alunos”, concluiu Sandra Casimiro.

O centro oferece atendimento educacional e clínico em áreas como limitações intelectuais, físicas, múltiplas, auditiva, paralisia cerebral, hidrocefalia, síndrome de Down, outras síndromes e autismo.

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