Geral

Carga de energia deve encerrar janeiro com alta no país, apesar de baixo nível nas hidrelétricas

Estimativa do ONS prevê crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado; Norte deve registrar maior elevação

A carga de energia do sistema interligado nacional (SIN) deve terminar janeiro em 82.610 megawatts médios (MWmed), alta de 10,7% em relação ao mesmo mês de 2023. Já na comparação com do Programa Mensal da Operação (PMO), houve acréscimo de na projeção 1,5%. As previsões são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no país.

De acordo com o ONS, no Norte, onde consumidores da indústria de alumínio têm aumentado o consumo de energia, a carga deve alcançar 7.312 MWmed, elevação de 12,4% na comparação com janeiro de 2023. O crescimento anual da região deve ser o maior. A carga dos estados nortistas deve encerrar o mês 0,3% superior à projeção da última semana.

No Sudeste/Centro-Oeste, regiões que concentram a maioria do consumo de energia do Brasil, a carga deve fechar este mês com 47.045 MWmed, alta de 11,9% em base anual de comparação. Em relação à projeção da última semana, o número é 1,2% maior.

A previsão do ONS aponta para 18.844 MWmed no Sul, crescimento de 6,5% na comparação com janeiro de 2023, e de 33% frente à estimativa dos últimos sete dias.

No Nordeste, a carga deve alcançar 13.409 MWmed, elevação de 10 4% em relação a um ano antes, mas redução de 0,2% frente ao PMO da semana passada.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo