Banner principalGeral

Passagem aérea sobe 48% em um ano; saiba comprar mais barato

Viagens de avião registraram o maior aumento no ano desde 2011 e puxaram a prévia da inflação de dezembro, segundo o IBGE

Viajar de avião ficou mais caro neste ano. O preço da passagem aérea acumula alta de 48,11% em 2023, o maior aumento desde 2011, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), divulgado nesta quinta-feira (28), mostra que em dezembro o item subiu 9,02% e foi responsável pelo maior impacto na prévia da inflação, que ficou em 0,4%.

Segundo analistas, o valor das passagens aéreas tem sofrido oscilações em decorrência de diversos fatores, como o preço do querosene de aviação e a taxa de câmbio, além da baixa oferta em um momento de alta demanda pelas férias e pelas temperaturas elevadas.

A última pesquisa da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), de outubro, confirmava a evolução e mostrava que o preço médio da passagem aérea era de R$ 741,47 (valor corrigido pela inflação oficial). Trata-se do maior valor desde que a análise passou a ser realizada, em 2010. No mesmo mês do ano passado, o preço médio dos bilhetes era 10,8% menor, de R$ 669,12.

Para driblar a alta dos bilhetes, a orientação é planejar a viagem com antecedência. “O que vai ajudar na busca por uma oferta com bom custo-benefício é planejar e comprar com antecedência”, afirma Gustavo Vedovato, country manager do metabuscador de viagens Kayak no Brasil.

Segundo ele, o mais recente relatório de tendências de viagens feito pela empresa indicou o período de Natal, Ano-Novo e início de janeiro como o de maior pico de buscas por passagens. “Por isso, definir os destinos pelos quais se tem interesse e a data específica dentro da temporada de férias, para começar a monitorar preços e avaliar a projeção de valores, é uma das primeiras e mais importantes etapas”, orienta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo