Proporcionalmente o Estado é mais conectado que Santa Catarina e Rio de Janeiro, regiões do sul e sudeste do país
Da Redação
Pesquisa do IBGE aponta que o Amapá é o 3º estado que mais utiliza internet proporcionalmente, ficando atrás apenas de São Paulo e Distrito Federal. Dos 229 mil domicílios com acesso à internet, 69 mil só estão conectados à rede por meio de celulares ou equipamentos sem fio.
Um dado interessante na pesquisa está relacionado ao tipo de conexão da internet. 32% dos domicílios amapaenses acessam a tecnologia utilizando apenas a rede móvel. O número vem reduzindo a partir da oferta de serviços com mais qualidade e alcance.
A Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio também identificou que em 42% das residências amapaenses, a televisão é utilizada para acesso à internet. Já o computador tradicional, aquele de mesa, é o equipamento utilizado para a conexão de 32% dos domicílios.
Eduardo é consultor de vendas e depende da internet para facilitar a comunicação com os clientes. A rede também é utilizada para o controle das vendas e na garantia de segurança dos sistemas financeiros da empresa. “Hoje em dia, se não tiver a internet, fico impossibilitado de trabalhar, pois na minha área é fundamental, pois precisamos agilizar o processo de financiamento com os clientes e empresas”.
Eduardo é um dos milhares de amapaenses conectados à internet que aparecem na última pesquisa divulgada pelo IBGE. De acordo com o Instituto, o Amapá aparece em 3º lugar no ranking dos estados com mais domicílios que utilizam a tecnologia, ficando atrás apenas de São Paulo e Distrito Federal.
“O estado tem uma das mais altas taxas de domicílio com internet, chegando a quase 93%. Em 2021, essa taxa era de 84%, ou seja, um crescimento de 9%”, disse Joel Lima, coordenador de divulgação de dados do IBGE/AP.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Adriano Monteiro