Uma das ações do Governo do Amapá para evidenciar as potencialidades dos municípios é o lançamento de guias turísticos que reúnem belezas naturais, fatos históricos, festividades, entre outros atrativos das localidades amapaenses.
Já estão disponíveis os guias dos municípios de Cutias do Araguari, Ferreira Gomes, Mazagão, Pedra Branca, Porto Grande e Pracuúba. Os materiais são produzidos pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), após levantamento de dados sobre os atrativos turísticos de cada cidade.
https://drive.google.com/drive/folders/1-2-5oitsqJboVCl0qZMQ7oFzMQk3csIO
As informações ajudam a compor o inventário da oferta turística da região, um trabalho que serve como base de dados para orientar políticas públicas voltadas ao setor. O objetivo é finalizar a produção dos guias dos 16 municípios até dezembro de 2023. À medida em que as edições ficam prontas, cópias físicas são entregues às prefeituras para distribuição a turistas e a versão digital é disponibilizada no Instagram da Setur.
De acordo com a secretária da pasta, Ane Monte, o trabalho faz parte do planejamento do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do Ministério do Turismo, que busca organizar e estruturar os destinos turísticos brasileiros, estimulando a cooperação entre os entes públicos e privados e facilitar o acesso aos recursos e às políticas para o setor.
- Cadastur
Além da realização do inventário, outra atividade importante realizada nessas visitas é o incentivo aos empresários locais a fazerem parte do Cadastur, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Setur, que certifica a regularidade de pessoas físicas e jurídicas para atuarem no setor de turismo.
Em 2023, com incentivo do Governo do Amapá, a regularização de profissionais do turismo na plataforma do Cadastur cresceu mais de 20%. Os servidores da Setur fazem um trabalho de sensibilização sobre esse processo, que é feito por meio de autodeclaração dos empresários, além de ajudá-los no cadastro caso tenham alguma dificuldade técnica.
O Cadastur é obrigatório para hotéis e pousadas, enquanto para outros setores, como a rede gastronômica, é opcional, no entanto, traz vantagens para os negócios, por tornarem seus estabelecimentos mais visíveis para os turistas.