EleiçõesPolítica

Candidatos ao Governo do Amapá focam em saúde, transporte, educação e emprego durante debate na TV Record

Pela ordem alfabética participaram do debate da TV Equinócio os candidatos Gesiel Oliveira (PRTB); Gianfranco Gusmão (PSTU); Jairo Palheta (PCO) e Jaime Nunes (PSD). Os candidatos Clécio Luis (SD) e Gilvam Borges (MDB) não compareceram

Elden Carlos
Editor

Os candidatos ao Governo do Amapá participaram na tarde desta quarta-feira (28) do debate na TV Equinócio. O debate foi retransmitido pela rádio Equinócio (99,1FM) e Portal EquinócioPlay (www.equinocioplay.com.br). Durante cerca de 1h40, os candidatos apresentaram propostas para áreas como: segurança pública, saúde, educação, transporte, emprego, agronegócio, saneamento básico, políticas públicas para jovens e mulheres e infraestrutura.

Mediado pelo jornalista Luis Eduardo, o debate foi realizado nos Estúdios da TV Equinócio. Pela ordem alfabética participaram do debate os candidatos Gesiel Oliveira (PRTB); Gianfranco Gusmão (PSTU); Jairo Palheta (PCO) e Jaime Nunes (PSD). Os candidatos Clécio Luis (SD) e Gilvam Borges (MDB) não compareceram ao debate.

Como acordado anteriormente com as assessorias, o debate manteve o alto nível, com cada candidato apresentando suas propostas, sem ataques ou ofensas ao adversário.

O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro bloco, foram realizadas perguntas como temas definidos. No segundo, perguntas com temas livres em duas rodadas. No terceiro, perguntas com temas livres. O quarto bloco foi destinado às considerações finais dos candidatos.

O que disseram os candidatos em suas considerações finais:

Gianfranco Gusmão
“Eu quero primeiro agradecer à Rede Record e TV Equinócio pelo convite. Foi extremamente democrático, convidando todos os candidatos. Em detrimento das outras que só convidaram alguns, então, a TV Equinócio está de parabéns pelo espaço democrático. Infelizmente, o candidato do Waldez Góes e o ‘outro’, fugiram do debate, quando a gente poderia estar discutindo nossas ideias e propostas, mostrando que são ‘arregão’, que não tem coragem de debater quando estão todos os candidatos reunidos. Eu quero dizer que o voto útil nessa eleição é votar naqueles que estão do lado da classe trabalhadora, que estão na luta em defesa dos nossos direitos, é votar naquele que não faz conciliação de classe, que não faz aliança com a burguesia, porque, quando a gente diz que vai governar para todos, já está mentindo, já está dizendo que vai governar para as elites. É dizer que nessas eleições, a candidatura de trabalhadores e operários é para eleger a Vera Lúcia e Raquel Tremembé para presidente. Nessas eleições o trabalhador tem alternativa. A gente precisa dar esse voto útil aqui no Amapá. Voto de verdade, voto útil é quem sempre esteve na luta pelos trabalhadores. Sigam a gente nas redes sociais, já que eu não tive tempo de televisão e nem de rádio, nos sigam no Facebook ‘professorgianfranco’. Vote no 16, porque o resto é tudo burguês e tudo farinha do mesmo saco.

Jaime Nunes
Eu quero agradecer a Deus pela oportunidade. Agradecer à minha família. Agradecer ao eleitor, à minha militância, que sempre encontro em Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e em todos os municípios. Agradecer à população do estado do Amapá que estava esperando essa mudança há muitos anos. Agradecer à TV Record que nos possibilita esse momento democrático de debater propostas e não interesses particulares. Tenho percorrido todos os municípios e conversando com a população, com os produtores, comerciantes e vivenciando de perto a dor que eles passam. A expectativa de mudança é muito grande. Nossa candidatura representa uma esperança, uma renovação, com todo conhecimento e experiência de 42 anos empreendendo, investindo aqui, crescendo e gerando emprego. Esse é o ano da renovação. Para isso, peço seu voto no 55, para mudar, para melhorar a vida. A gente não aguenta mais sofrer com falta de saúde, de educação. Eles tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram, só pioraram a saúde e a educação. O desemprego e a fome aumentaram. É pela política séria que a gente transforma. Esse é o momento de fazer essa grande mudança. Me oportunizem governar o Estado do Amapá que vocês vão ver o desenvolvimento, as melhorias. Eu vou trabalhar com o servidor, me tornando o servidor número 1 para fiscalizar os hospitais, obras e todas as áreas para termos o verdadeiro desenvolvimento. Por isso, venho aqui pedir seu voto no 55 para governador e, também, pra senadora Rayssa 151. Eu vou precisar dela em Brasília para termos um grande trabalho.

Jairo Palheta
Trabalhador e trabalhadora, você pagador de tributos, seja pobre, seja rico, seja classe média. Você não vai contratar ninguém que falta na entrevista de emprego, não vai contratar ninguém que faz piadinha com a vaga que você está oferecendo, não vai contratar ninguém que faz abjeto daquilo que você financia, que é o Estado, porque é você que financia. Mas eu estou aqui, Jairo Palheta 29, pedindo seu voto. É possível nós fazermos uma virada de mesa porque o trabalhador não tem tido respeito, não tem sido respeitado por aqueles que ele elegeu. Poxa, será que não vai mudar essa gente, essa mesma música? Nós precisamos ter uma nova opção. 29 é o meu número e também pedimos voto para o presidente Lula. Eu sou o único candidato que está com a foto do Lula colada no nosso panfleto. É pouco recurso, não tive nem como chegar em Porto Grande ou Itaubal, devido à falta de estrutura. Converse com seu vizinho, converse com seu amigo. Nós precisamos voltar à política do lote. Existem grupos familiares no Cidade nova ou Elesbão, por exemplo, onde debaixo do mesmo teto moram até seis núcleos familiares. Então, por que não trabalhar a política do lote para essas famílias? E precisamos distribuir terra para o povo, porque terra tem, mas não querem dar aos pobres. Obrigado, vote 29.

Gesiel Oliveira
Eu quero agradecer em primeiro lugar a Deus todo poderoso, à essa militância maravilhosa que não tem arredado o pé, à minha mãezinha, que quando iniciei essa campanha ela descobriu que estava com câncer e quando caiu o cabelo dela eu raspei meu cabelo [junto com meus irmãos] em homenagem à essa guerreira. Estamos fazendo uma campanha simples, sem fundo eleitoral, sem tempo de tevê. A nossa caixinha de som coloco atrás do meu carro e saio de rua em rua, de município em município. Suo um guerreiro que luta contra dois Golias. Tenho em minhas mãos, cinco pedrinhas e um sonho de mudar o Amapá. Eles estão aí, oferecendo uma mudança que não é real, pois estamos diante de dois lados da mesma moeda. Só existe mudança verdadeira com Gesiel Oliveira. Deus quer mudar esse lugar, e é você quem vai promover essa verdadeira mudança. Jeremias, no capítulo 29:11 diz assim: ‘Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro’. Existe uma luz no fim do túnel e tem nome e número, Gesiel Oliveira 28. Pai de família e casado a 23 anos que ama esse lugar e sonha com a verdadeira mudança.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo