Banner principalGeral

Amapá vai receber recursos para implementar programa de hortas urbanas

Governo Federal vai destinar R$ 5,8 milhões para os estados do Amapá, de Minas Gerais, da Paraíba e de Pernambuco para soluções de fomento nas instalações de hortas urbanas

Elden Carlos / Editor

Manter os cinturões verdes nos perímetros urbanos, promover a alimentação segura e saudável da população e contribuir com a melhoria da qualidade do ar. Essas questões foram debatidas na última quarta-feira (13), durante seminário do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana (AUP). A iniciativa e um grupo de trabalho em torno do tema foram instituídos a partir da assinatura do Decreto n° 11.700, publicado no Diário Oficial da União.

“Não é preciso ser cientista para perceber que o nosso clima está mudando, e muito rápido. Precisamos enfrentar esses novos desafios de forma conjunta e prática porque o problema chegou às nossas cidades”, disse o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Wellington Dias, lembrando o ciclone que nos últimos dias atingiu a região Sul do Brasil.

O ministro anunciou ainda o aporte de R$ 5,8 milhões em emendas parlamentares para os estados do Amapá, de Minas Gerais, da Paraíba e de Pernambuco para soluções de fomento nas instalações de hortas urbanas.

  • O programa

O Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana tem como principais objetivos: estimular a produção agroecológica de alimentos nas cidades; incentivar hábitos saudáveis de alimentação; e implantar a produção com fins pedagógicos em instituições de ensino, principalmente em regiões de vulnerabilidade social.

O Programa procura estimular as práticas agroecológicas de cultivo de alimentos, aproveitando as áreas ociosas urbanas e periurbanas para promover a produção sustentável, o processamento e a comercialização de alimentos saudáveis. Dessa forma, converge com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, contribuindo para a ampliação das condições de acesso e do consumo de alimentação saudável para famílias em situação vulnerável.

Com informações do MDS

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo