Prefeito de Serra do Navio é afastado do cargo por 180 dias pela Câmara de Vereadores
Elson Belo (Avante) foi denunciado, entre outros, por atos de improbidade administrativa, não prestação de contas, atraso de pagamento de salários por não responder aos mais de dez requerimentos do Ministério Público
Elden Carlos / Editor
A Câmara Municipal de Vereadores de Serra do Navio, distante 203 quilômetros da capital, Macapá, afastou das funções, por 180 dias, o prefeito Elson Belo (Avante), que foi denunciado por atos de improbidade administrativa, não prestação de contas, atraso de pagamento de salários e paralisação de obras que vinham sendo executadas no município serrano, além de não responder aos mais de dez requerimentos do Ministério Público.
A sessão que levou à decisão (unânime) encerrou no início da tarde desta quinta-feira (10) com os nove vereadores votando pelo afastamento. O promotor de Justiça, Fabiano Castilho, já havia se manifestado alegando que “o expediente subversivo de ignorar informações do Ministério Público e dos agentes responsáveis por fiscalizar o Poder Executivo demonstra, nitidamente, o dolo em dificultar o acesso às informações e atos oficiais e protelar a atuação dos órgãos de controle…tendo a intenção de ocultar irregularidades referentes aos objetos das investigações”, destaca o promotor.
- Vice
Agora, com o afastamento do gestor, a vice-prefeita, Ana Paula, “Paulinha”, do (MDB), assume o mandato. A reportagem não conseguiu contato telefônico com o prefeito afastado.
- Reeleição
Elson Belo, do Avante, foi reeleito prefeito de Serra do Navio em 2020. Ao fim da apuração, ele teve 37,68% dos votos. Foram 1.135 votos no total. O candidato derrotou Jeziel (Republicanos), que ficou em segundo lugar com 24,80% (747 votos).