Maior bloco de sujos, “A Banda” arrasta multidão no último dia do “Macapá Verão”

O Macapá Verão 2023 terminou em clima de carnaval fora de época neste domingo (30). Cerca de 250 mil pessoas acompanharam “A Banda” passar e o show nacional do grupo Parangolé. A festa é uma iniciativa da Prefeitura de Macapá, que promoveu diversas atividades culturais, esportivas e de empreendedorismo durante o mês de julho.
A programação contou também com shows locais da Banda Moara e Adail Júnior que fizeram a festa dos brincantes no percurso de 7 quilômetros do bloco. Os foliões capricharam nas fantasias, que exibiram alegria e irreverência.


O desfile também contou com a presença dos bonecos gigantes Chicona, Anhanguera, Cutião, Arimatéia, Sacaca, Alice Gorda, Léo Platon e Amojacy Borges de Alencar, que são os símbolos da Banda.
A Prefeitura repassou R$ 129 mil reais à Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos – A Banda, com verba impositiva destinada pelo deputado estadual Júnior Favacho. O recurso foi usado para garantir a infraestrutura, a segurança e a animação dos foliões.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou a importância do bloco para a cultura e o empreendedorismo local. “Encerramos o Macapá Verão com chave de ouro, priorizando a nossa cultura com o maior bloco de sujos da Região Norte. A Banda é uma festa que movimenta a economia, gera emprego e renda, e valoriza os nossos artistas”, disse.
O maior bloco de rua da Região Norte e da Amazônia, o Bloco A Banda, é patrimônio imaterial do Amapá. Neste domingo (30), a programação começou cedo, ainda pela manhã, na frente da sede do bloco, com distribuição de almoço aos brincantes e se estendeu até às 20h, encerando a programação de verão da prefeitura.
O Macapá Verão 2023 foi um evento que celebrou durante um mês inteiro a estação mais quente do ano com diversas atividades turísticas, esportivas, culturais e de empreendedorismo.