Desafio é criar rede de colaboração para aumentar a imunização da população em todo o país
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram de uma capacitação promovida pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) com o objetivo de criar uma rede de colaboração para promover ações e ampliar a cobertura vacinal em todo o país.
O encontro aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de setembro, na Universidade Federal do Amapá (Unifap). A iniciativa faz parte do projeto “Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais” e da campanha “#VacinarParaNãoVoltar”, promovida pela Fiocruz.
Durante esses três dias, os profissionais e apoiadores dos 16 municípios que atuam na imunização do estado, participaram de palestras e debates sobre soluções e ações para reverter o quadro de baixa cobertura vacinal no Brasil, e reduzir os índices de doenças como poliomielite, sarampo e rubéola.
Um dos ministrantes foi o assessor científico sênior do Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, Akira Homma, que ressaltou a importância da alta cobertura vacinal para a população, uma vez que isso as protege de doenças e vírus.
“A gente está em um desafio absolutamente difícil, porque parece que a população sente que não precisa mais vacinar, porque não vê mais doença e epidemia. As pessoas tem outras prioridades, de buscar o seu emprego, a sua alimentação, pagar o seu aluguel. Mas vacinar também é uma prioridade porque protege a saúde, protege a si e tendo alta cobertura vacinal, protege toda a população”, destaca Akira.
A coordenadora municipal de Imunização de Macapá, Celeomar Brito, destaca que os aprendizados vão ajudar as equipes dos municípios, a trabalharem para o aumento da cobertura vacinal no Amapá.
“Há mais de 5 anos não se atinge as metas das coberturas no país, e consequentemente, as doenças vão se avançando. A equipe da Fiocruz veio exatamente nos ajudar a clarear as ideias, veio somar com os 16 municípios para que possamos fazer acontecer”, diz a coordenadora, entusiasmada com as novas ações que poderão ser colocadas em prática.