“Pole dance” é reconhecido internacionalmente como esporte
O pole dance é uma atividade que faz bem para o corpo e a mente. Por meio da combinação de técnicas variadas, a prática é ideal para quem quer ganhar flexibilidade, coordenação motora, além de fortalecer e tonificar os músculos.
- Definição
O pole dance é a junção entre a dança, ginástica e atividade física. Por meio de movimentos acrobáticos em uma barra vertical que exigem força, flexibilidade, equilíbrio e resistência, o pole dance trabalha uma série de músculos do corpo.
- Origem
Há divergências sobre a origem do pole dance, mas pesquisas apontam que as acrobacias utilizadas no pole dance já eram praticadas na Antiguidade em países como Índia, Grécia e na China por diferentes povos.
No entanto, mais recentemente, a prática foi popularizada com incremento da dança. Nos anos 50, os bares noturnos começaram a exibir espetáculos de pole dance e logo depois boates de stripper também adotaram shows explorando a modalidade.
Hoje, existem diversas vertentes da prática, como esportiva, artística e sensual:
- Pole dance esportivo: os atletas possuem alto rendimento e são acompanhados por equipes de educação física. Além disso, é preciso ter disciplina, fazer a periodização de treino e obedecer regulamentos específicos para competir a nível regional, nacional e mundial. O Brasil já se destacou em vários campeonatos de Pole Sport.
- Pole dance artístico: une acrobacias, danças e alta performance. As apresentações e mostras também podem ser combinadas com outras modalidades, como street dance, contemporâneo e ballet. Essa é uma das principais vertentes ensinadas nos studios de pole dance.
- Pole dance sensual: apesar de estar ligados às casas noturnas, ele também é muito praticado em studios e trabalha a sensualidade, autoestima, com várias acrobacias e coreografias.