O Amapá enfrenta um surto de síndromes respiratórias que tem atingido, principalmente, crianças menores de 6 anos de idade, e desde o início da emergência na saúde pública, o município de Santana vem adotando uma série de medidas a fim de conter o avanço de casos.
Entre as estratégias estão a de estimular a prevenção, promover a conscientização, evitar a transmissão de doenças e aumentar os índices de imunização.
A busca ativa por habitantes de Santana, que ainda não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 e a Influenza, continua nesta semana nas unidades básicas de saúde, policlínicas, creches e escolas, além da vacinação itinerante, de bairro em bairro, com a “Van da Vacina”.
Além de ampliar o plano de ação da cobertura contra a influenza, o município de Santana comemora o resultado positivo decorrente do trabalho intensificado da última semana. Segundo o último boletim divulgado pela Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), que tem a titular Ithiara Madureira, 73% das crianças entre 6 meses e 5 anos idade já foram imunizadas.