21ª Semana Nacional dos Museus terá vasta programação no Estado
O Amapá participa da 21ª Semana Nacional dos Museus, que começa na terça-feira, 16, com uma programação que terá ações como oficinas, saraus, feiras de artesanatos, arraiá e mostras culturais até o dia 19 de maio. Em 2023, o evento promove a sustentabilidade e o bem-estar nesses espaços destinados a expor objetos de interesse artístico, histórico, cultural e científico.
No Amapá, cada dia de evento será dedicado a um dos quatro principais museus do estado: o Museu Sacaca, o Museu de Arquitetura e Etnologia; a Fortaleza de São José de Macapá; e o Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva.
Além de estabelecer os museus como espaços de sustentabilidade e bem-estar, o evento apoia três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): saúde e bem-estar global, ação climática e vida na terra.
“A Semana vem como uma oportunidade de fortalecimento dos museus enquanto espaços de preservação e multiplicação da cultura; com o tema deste ano, trabalharemos com uma programação sensibilizada e consciente às discussões propostas”, explica a secretária de Cultura do Amapá, Clicia Di Miceli.
A coordenadora de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Simone de Jesus, explica que a programação foi construída para que os visitantes tenham experiências de bem-estar e sustentáveis dentro dos museus.
“Pensamos em oficinas, caminhada ecológica em volta da Fortaleza de São José de Macapá, saraus, entre muitas outras atividades que se adequam à realidade de cada museu participante desta edição do evento”, explica Simone.
- Programação