Banner principalTurismo

Feriado do Dia do Trabalhador; confira dicas de viagem no interior do Amapá

Há quem diga que Macapá têm um sol para cada pessoa. A única capital brasileira dividida pela linha do Equador e banhada pelo Rio Amazonas abriga diversos encantos e jóias intocadas da maior floresta tropical do país.

É verdade que Macapá é uma cidade muitas vezes esquecidas pelo turismo de lazer brasileiro e recebe em sua maioria visitantes à negócios. Quem explora o turismo da região do estado se surpreende com uma das maiores áreas preservadas da Floresta Amazônica e um prato-cheio para apaixonados pelo ecoturismo. Confira:

  • Cachoeira Grande

Localizada na Região Centro Leste do Estado, entre os Municípios de Amapá e Calçoene, à 302 km de Macapá, o acesso é feito pela BR 156, sendo excelente para o banho.

A cachoeira é formada de corredeiras sobre formações rochosas que culminam com uma precipitação de médio porte em forma de cascata. No caminho você atravessa as pontes sobre os rios Araguari, Tracajatuba, Tartarugal Grande, Tartarugalzinho, Flechal, e alguns igarapés. Vale a pena parar em algum deles para um mergulhinho.

  • Parque Arqueológico do Solstício (Stonehenge brasileiro)

Grandes blocos de pedras alinhadas, fincadas no solo, formando um círculo. A descrição parece a de Stonehenge, na Inglaterra, mas não é. Trata-se dos chamados megalíticos – grandes pedras – do Amapá, sítios arqueológicos construídos por povos amazônicos que ocupavam a região pelo menos desde o início da era cristã.

  • Lagoa Azul

A Amazônia é conhecida pelos rios, igarapés e cachoeiras. Mas, a maioria das pessoas nem imagina que aqui existam lagoas de águas azul turquesa. A 208 quilômetros de Macapá, capital do Amapá, fica a Lagoa Azul, um paraíso que nasceu de uma mina abandonada. O lugar fica próximo à Vila Serra do Navio, cidade criada na década de 1950 para abrigar os trabalhadores de uma empresa de mineração.

A cor marcante da lagoa, em tom azul anil, acontece por conta dos minérios da região especialmente o carbonato de manganês. Hoje é possível chegar até lá através de trilhas ou de carro. A região é cercada por uma floresta tropical.

  • Balneário do Água Fria

O nome deste lugar não é a toa. A água realmente é gelada! O balneário fica no distrito de Água Fria, no rio que leva o mesmo nome, em Pedra Branca do Amapari. Para quem passa por este município, distante 187 km de Macapá, o balneário de Água Fria é parada obrigatória.

Lá possui uma estrutura mínima para receber os visitantes, como mesas e bancos. Tenha atenção especial para crianças, idosos e aqueles que bebem um pouco mais, pois a correnteza é forte. Ah, muito cuidado com as pedras no meio do rio (sempre tem o engraçadinho mais atrevido). Muita cautela!

  • Curicaca

Sabe aquele lugar bonito e tranquilo? Você não precisa ir muito longe para encontrar, basta pegar a estrada AP-70 rumo a Vila do Curicaca, distante 97 Km de Macapá, o trecho é todo asfaltado, até o  município de Itaubal do Piririm. A viagem dura em média 1h30, tem balneários, pousadas, restaurantes, passeios de stand-up e caiaque.

Em sintonia  com a natureza, entre as tranquilas e envolventes águas do rio Macacoari e a vegetação amazônica que envolve o local. Além disso, os  sentidos são todos instigados para o belo com um lindo passeio de barco no Macacoari.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo