Banner principalCidade AlertaPolícia

Presos dois suspeitos de tentar matar motorista de transporte escolas na Zona Rural de Macapá

Israel Torres, de 49 anos, sofreu uma emboscada em dezembro do ano passado. Ela transportava cinco crianças que haviam sido apanhadas na escola quando houve a emboscada

Elden Carlos / Editor

A Delegacia Especializada em Crimes Contra Pessoa (Decipe) cumpriu dois mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (19) em uma região rural de Macapá localizada entre os quilômetros 50 e 75 da BR-210.

Os homens presos são investigados pela tentativa de assassinato contra o motorista de transporte escolar Israel Torres, de 49 anos, que foi alvo de uma emboscada a tiros na manhã do dia 13 de dezembro de 2022 na região da comunidade de São Pedro do Caranã, localizada na altura do quilômetro 62 da BR-210 entre os municípios de Macapá e Porto Grande.

No dia do ataque, Israel fez uma ligação ao vivo para o programa “Primeira Opção” (Equinócio 99,1FM) pedindo que os apresentadores Elden Carlos e Haroldo Santos acionassem a polícia, pois os disparos atingiram a kombi onde ele transportava cinco crianças que estavam sendo levadas à escola.

“Após reunirmos elementos que entendemos suficientes para demonstrar os indícios de autoria, materialidade e circunstância do crime, diante da oitiva de inúmeras testemunhas do fato, conseguimos identificar os supostos envolvidos. Ato seguinte, houve a representação pela prisão temporária deles e busca e apreensão em seus endereços, cujos mandados foram cumpridos na data de hoje pela equipe da Decipe, culminando na apreensão de 4 armas de fogo e 57 munições, e, respectivamente, na lavratura da prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo, ante aos objetos que foram localizados na residência de um destes suspeitos, sendo que tal procedimento também foi conduzido pela Delegacia de Homicídios”, destacou o delegado Leonardo Alves, que coordenou a ação policial.

De acordo com a Autoridade Policial, os presos foram encaminhados ao Centro Integrado em operações de Segurança Pública (Ciosp) Pacoval para aguardar audiência de custódia, assim como a prisão em flagrante foi comunicada ao juiz competente. Os armamentos foram encaminhados para perícia na Polícia Técnico-Científica (Politec) e o procedimento policial segue para investigação de outro envolvido no caso.

  • Relembre o caso

O motorista de transporte escolar Israel Torres, de 49 anos, foi alvo de uma emboscada a tiros na manhã do dia 13 de dezembro de 2022 na região da comunidade de São Pedro do Caranã, localizada na altura do quilômetro 62 da BR-210 entre os municípios de Macapá e Porto Grande. Durante entrevista exclusiva ao programa Primeira Opção (Equinócio 99,1FM), Israel contou que estava fazendo a rota do transporte escolar e, que naquele momento, carregava cinco crianças na Kombi.

“Eu já havia apanhado cinco crianças na escola. Quando chegamos em uma porteira, meu filho desceu para abrir a cancela. Foi nesse momento que vi dois homens saírem do meio do matagal, encapuzados, e usando armas longas, possivelmente espingardas calibre 12. Eles estavam escondidos apenas aguardando minha passagem. Meu filho entrou rapidamente e engatei a marcha à ré. Eles correram em nossa direção efetuando os disparos, mas, felizmente, conseguimos escapar ao ataque”, disse o trabalhador.

Israel seguiu com as crianças até a escola da comunidade de Tessalônica. “A escola da Tessalônica fica no alto da montanha e foi de lá que consegui sinal para acionar a polícia. Agora, estamos aguardando a chegada da viatura para iniciar as buscas pelos atiradores. Graças a Deus nossas crianças estão bem”, declarou.

Questionado se a ação dos bandidos foi uma tentativa de roubo, Israel foi enfático em afirmar se tratar de uma tentativa de homicídio por crime de encomenda.

“Tenho certeza que foi uma emboscada com fim de me matar mesmo. Há algum tempo venho denunciando o desmatamento ilegal nessa região para exploração ilícita de madeiras nobres. Sabendo dessas denúncias, um madeireiro passou a me fazer ameaças de morte. Aliás, assim que houve o ataque na manhã de hoje, ele (madeireiro) cruzou comigo no ramal, me olhando desconfiado, como se tivesse ido checar se o ‘serviço’ foi feito. Essa questão de extração de madeira ilegal vem crescendo muito aqui nessa área, mas as pessoas temem denunciar por causa das ameaças. Então, peço ajuda da polícia, Ministério Público do Estado e outros órgãos que possam nos auxiliar. São pessoas poderosas e dispostas a tudo”, concluiu.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo