Identificado corpo de faccionado morto em confronto com o Bope no bairro Congós

Welligton Progenio, de 22 anos, integrava uma organização criminosa que havia expulsado pelo menos dez famílias de suas residências no bairro Congós nos últimos dias
Elden Carlos / Editor
Foi identificado como Welligton Progenio dos Santos, de 22 anos, o criminoso morto em confronto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) na noite de domingo (16) em área de passarela localizada no final da Avenida Guajarina Duarte Mendes, bairro Congós, Zona Sul de Macapá. O Centro Integrado em Operações da Defesa Social (Ciodes) registrou a ocorrência às 21h57. Segundo relatório do órgão público, desde as 15h que criminosos de duas facções rivais estavam em conflito naquela região.

Nesse mesmo horário, uma moradora residente na passarela ligou para polícia informando que criminosos haviam invadido sua casa, e que seus pertences estavam sendo levados pelos suspeitos. Os militares do Bope foram ao local e constataram que pelo menos dez famílias haviam sido expulsas de suas moradias, e que integrantes de uma das facções também estavam saqueando esses imóveis.

O patrulhamento foi reforçado na região e já durante o período noturno as equipes se depararam com um grupo suspeito. Houve uma primeira tentativa de abordagem na 20ª Avenida, mas os criminosos empreenderam fuga abrindo fogo contra a guarnição do Bope.

As buscas prosseguiram e o cerco foi fechado. Os faccionados se refugiaram em área de alagado e Welligton invadiu uma residência onde houve nova troca de tiros. Ele acabou alvejado no revide.
O socorro de urgência foi acionado e constatou o óbito. Inicialmente ele foi removido sem identificação para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec). Com o criminoso morto a polícia apreendeu um revólver calibre 32 com numeração suprimida e quatro projéteis deflagrados.