O Abril Azul é considerado o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Amapá, o Governo do Estado oferece assistência para esse público no Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento (Nande), que funciona dentro do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), e no Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), ambos em Macapá.
O Nande é especializado em diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médica neuropediatra, neurologista, psiquiatra, pediatra, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.
A primeira consulta deve ser agendada diretamente no Nande, às sextas-feiras, das 8h às 17h, sendo necessário levar o encaminhamento médico, documento de identidade do paciente, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e um número de telefone para contato. Também é possível entrar em contato com o núcleo através do número (96) 99179-6451.
Após o agendamento, será realizada a consulta com o pediatra. Depois, o paciente é encaminhado para fazer exames de imagem, laboratoriais e auditivos. Após essa etapa o usuário será encaminhado para a avaliação da equipe multiprofissional e, em seguida, para a neuropediatra.
Ao finalizar a investigação, um laudo médico é emitido e após o diagnóstico, a pessoa deve ser encaminhada ao serviço de reabilitação e terapias. Em média, o local atende 25 pessoas por dia, chegando a realizar mais de 3 mil atendimentos por mês.
- Creap
Outro espaço que pode auxiliar no desenvolvimento das pessoas com TEA é o Creap, que oferta atendimentos terapêuticos para crianças e adolescentes de até 17 anos, nas especialidades de terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e assistência social.
Para agendar consulta, os pais ou responsáveis podem ir até o Creap toda sexta-feira das 8:30h às 12h. O espaço fica na na Rua Tiradentes, 1597, Centro de Macapá. Outra opção é agendar pelo número (96) 98421-7469.
É preciso apresentar o laudo médico comprovando o diagnóstico de TEA, o encaminhamento, documento de identidade do paciente, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e telefone para contato.