Banner principalCidade

Merenda balanceada: escolas do estado recebem orientação

O Dia da Saúde e da Nutrição foi comemorado no dia 31 de março e a data serve de reflexão para avaliar que tipo de alimentação a população consome, assim como a importância de políticas públicas realistas e preventivas, a exemplo da redução de sal e açúcar no consumo doméstico e escolhas por opções menos industrializadas. 

As escolas da rede estadual são orientadas pelo Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação (NAE-Seed) para a produção da merenda escolar com alimentos saudáveis, tanto nos lanches das escolas parciais ou refeições que as escolas de tempo integral ofertam.

O NAE é composto por 15 nutricionistas e segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Guia Alimentar para a População Brasileira – Promovendo a Alimentação Saudável, do Ministério da Saúde.

De acordo com a gerente do NAE, Carmem Gouveia,  a alimentação escolar deve incentivar hábitos saudáveis nos estudantes e cobrir suas necessidades nutricionais para terem um bom rendimento escolar.

“A alimentação impacta diretamente na aprendizagem dos estudantes. O ambiente escolar é um lugar de aprendizado e deve promover também a educação alimentar e nutricional, como incentivar o aluno a fazer escolhas mais saudáveis, com redução do consumo de alimentos ultraprocessados ricos em sódio, açúcares e gorduras saturadas”, destacou a gerente do NAE. 

Além da fiscalização e assessoramento das escolas, o NAE também realiza a capacitação de manipuladores de alimentos, como merendeiras, quanto a boas práticas de manipulação. O núcleo também faz testes de aceitabilidade, avaliação nutricional e palestras de educação alimentar e nutricional.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo