Banner principalCrítica

Pokémon: 27 anos e o fim dos protagonistas!

“Chegou o dia do último Choque do Trovão!”

Por Eder Brasil

Pokémon inegavelmente alcançou o mundo inteiro, seja através dos jogos, da marca ou do anime. Em todo canto todos conhecem seus personagens e o início de tudo foi quando Satoshi Tajiri, criador da série, colecionava insetos em sua infância. Esse amor por criaturas únicas foi a semente que floresceu e deu vida a uma das maiores franquias do universo do entretenimento.

O ponta pé inicial, claro, foi nos jogos de Game Boy. Entretanto, Pokémon tem uma história que se amplia para as mais variadas formas de mídias: desenhos, quadrinhos, filmes animados e em live-action, jogos de carta e brinquedos colecionáveis.

A ideia de Pokémon não foi bem compreendida pelos executivos da Nintendo no início: o seu criador teve que insistir bastante e precisou da ajuda de Shigeru Miyamoto (criador de Mario) para poder executar sua obra.

“Era essencial que o game utilizasse o Cabo Link do Game Boy, para que os “insetos” pudessem ser transportados de um aparelho para o outro. Tajiri misturou esse conceito com as cápsulas de Ultraseven, que carregavam monstros gigantescos em um espaço muito pequeno, e assim nasceram os Pocket Monsters – que, originalmente, se chamavam Capsule Monsters.” (Borgo, Omelete)

Depois de acertar com game, o anime já viria logo depois. Em abril de 1997, Ash Ketchum chega em animação e logo sua série também expande em mangás e revistas temáticas. Aliás, o anime é um fenômeno que atingiu seu ápice quando Ash finalmente foi campeão da Liga Pokémon no episódio 1082.

Devido a sua longevidade e expansão da marca, Pokémon ultrapassou gerações. O público que torceu e acompanhou cada passo da trajetória da dupla de protagonistas, Ash e Pikachu, cresceu e ensinou seus filhos a torcerem também.

Um caso curioso: no início, Pikachu não era o Pokémon relevante que é hoje: isso aconteceu quando o anime começou a ser exibido no ocidente.

Com a relevância veio seus derivados, uso da marca e até filmes, um dos mais recentes em live-action foi o filme “Detetive Pikachu”, que não conta com os protagonistas da série mas se passa no mundo Pokémon.

Atualmente os fãs tem acompanhando de coração apertado o encerramento de Ash e Pikachu nas histórias do anime e a troca por outros novos protagonistas com o “Pokémon Horizontes”. Talvez tenhamos algumas poucas referências aos personagens originais, mas está decretada a nova fase Pokémon nas telas. Uma grande responsabilidade e um enorme desafio para quem vai escrever e produzir os novos tempos do anime, é honrar tudo que a franquia significa para os fãs e dar continuidade a qualidade estabelecida nas temporadas, quem sabe assim perpetuam Pokémon para as próximas gerações.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo