Força Tarefa deflagra operação contra o crime organizado em Macapá
Mandados de prisão preventiva, busca e apreensão foram cumpridos em três bairros da capital e no Iapen
Elden Carlos / Editor
A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá (FTSP) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (23) nos bairros Cidade Nova, Jardim Felicidade e residencial Jardim Açucena, e dois mandados de prisão preventiva dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), durante a operação ‘Telum’, que investigação uma organização criminosa responsável pela compra, armazenamento e venda de armas de fogo no estado.
Segundo a Polícia Federal (PF), a ação desta quinta-feira é desdobramento das operações Alfaiate e Godzila, deflagradas em dezembro do ano passado e janeiro deste ano para reprimir o comércio ilegal de armas de fogo e outros crimes praticados pela organização. Os investigados já haviam sido presos em outras operações da Força Tarefa por crimes como roubos, tráfico de drogas e assassinatos.
Todo esquema era comandado por lideranças da facção que cumprem pena e aguardam julgamento por crimes diversos no Iapen. Era dentro da cadeia pública onde ocorria o planejamento e de onde partiam as ordens para o cometimento das ações. Os líderes mantinham contato até mesmo com criminosos do vizinho estado do Pará para cometimento de crimes interestaduais.
Eles poderão responder pelos crimes de comércio ilegal de arma de fogo e integrar organização criminosa. Em caso de condenação, poderão pegar uma pena de até 20 anos de prisão. Além da PF, integram a Força Tarefa de Segurança Pública a Polícia Rodoviária Federal (PRF0, Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Iapen, Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Núcleo de Investigação (NIMP) do Ministério Público do Amapá (MP-AP).
Imagens: Divulgação/PF