Por ampliação de vacinação em Santana, município recebe doação de lancha-voadeira
A Prefeitura Municipal de Santana recebeu uma lancha-voadeira que veio através da articulação entre o Grupo Mulheres do Brasil e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Amapá (COSEMS-AP). O trabalho em conjunto vem promovendo a iniciativa de conscientização e mobilização para ações em prol da saúde pública.
A lancha será utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde visando ampliar a cobertura vacinal nas zonas rurais e ribeirinhas. A embarcação de médio porte, a motor, facilitará o acesso das equipes de saúde às comunidades, para garantir, de forma segura e hábil, a vacinação para essa população.
O prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha, comemora a entrega: “Fico emocionado em receber essa lancha. Esse equipamento é de grande relevância para o serviço de saúde. Muitas vezes, os moradores ribeirinhos, pela distância, têm dificuldades para chegar até a cidade para receber atendimentos. Agora, poderemos levar a vacina de casa em casa, de braço em braço”, pontuou.
Apesar do aumento significativo na cobertura vacinal, ainda é necessário ampliar as campanhas de valorização, bem como a garantia de acesso amplo e igualitário à vacina contra a covid-19 e vacinas de rotina, infantil, adolescente, adulto e idoso. Isso será possível através da Caravana Vacina Já Amapá.
A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, fala sobre a importância da entrega para o município: “Esse momento representa muito para as nossas comunidades rurais. A lancha veio para somar com o nosso trabalho, pois, além de ser totalmente adaptada para levar as vacinas, ela tem todo um aparato para que nossas equipes possam chegar com mais facilidade a locais de difícil acesso. Levando, sobretudo, saúde para as comunidades”, ressaltou.
Este projeto foi possível pelo esforço coletivo e parceria do COSEMS AP – Conselho das Secretários Municipais de Saúde do Amapá, presente ativamente na articulação e na Caravana Vacina Já Amapá, que passou pelos 16 municípios do estado, e o Grupo Mulheres do Brasil, com o propósito de contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), para que tenhamos um sistema saúde público e eficiente, e que atenda às necessidades da população.