De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Amapá deve ter quase 3 mil casos de câncer de 2023 a 2025
Elden Carlos / Editor
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Amapá deve ter quase 3 mil casos de câncer de 2023 a 2025. A estimativa é uma ferramenta para ser utilizada no planejamento e gestão na área oncológica e está disponível na publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, que aponta o número de 970 ocorrências anuais no estado durante o triênio.
Para todo o Brasil, a estimativa é de um cenário de 704 mil casos, anualmente, no mesmo período. O cálculo é fundamentado nos casos novos, provenientes dos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP), e no número de óbitos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). O estudo revela quais as regiões mais afetadas e os tipos associados.
A estimativa aponta também os principais diagnósticos esperados para o estado em 2023:
• 80 de câncer de mama feminina;
• 110 de próstata;
• 40 de cólon e reto;
• 50 de traqueia, brônquio e pulmão;
• 80 de estômago.
Multifatorial, o diagnóstico de câncer guarda ligação estreita com fatores ambientais, hábitos e a região de moradia. Quanto pior as condições socioambientais, maior é o número de mortes em casos tratáveis. O processo de envelhecimento da população no Brasil é outro fator a ser considerado, uma vez que, na velhice, há maior incidência de doenças crônicas.
- Dicas de Prevenção
-Não fumar;
-Adotar uma alimentação saudável;
-Manter o peso corporal adequado;
-Praticar atividades físicas;
-Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
-Evitar o consumo de carne processada;
-Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.
* Com informações do Ministério da Saúde