Rede Abraça-me fará blitz educativa contra exploração sexual infanto-juvenil no período carnavalesco
Da Redação
O abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes são algumas das formas mais perversas de violação aos direitos humanos. Com a chegada do período carnavalesco, estatísticas apontam para a crescente exposição e vulnerabilidade
A Rede Abraça-me, grupo que envolve instituições públicas e a sociedade civil, está promovendo uma grande ação para fortalecer esse enfretamento. A blitz educativa acontecerá nesta sexta, 17, a partir das 16h na Praça Samaúma, no Araxá. Às 17h, uma caminhada está programada em direção à rampa do açaí, no Santa Inês.
“Foi feito um levantamento com a produção de um informe epidemiológico, alertando sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes pelas 3 formas de violações mais identificadas: abuso sexual, violência física e a lesão autoprovocada (suicídio). Em relação as meninas de 10 a 14 anos, são as mais vulneráveis aos casos de abuso”, disse Michelle Sfair, Técnica de Referência da SVS (Secretaria de Vigilância em Saúde).
É uma situação que acende o sinal de alerta para os familiares, pois dentro de dados técnicos, 20% dos abusadores estão sob efeito de álcool ou drogas, e sabemos que nesse período de carnaval, a atenção seja redobrada com um espaço de proteção entre eles.
“A secretaria desenvolve um trabalho de articulação junto as entidades que compõem a Rede Abraça-me. É realizado um trabalho de prevenção para que os direitos da criança e do adolescente não sejam violados. A campanha é preventiva que serve de alerta para a sociedade de como se portar caso ocorra algum incidente de abuso”, resumiu Fabíola Ramos, analista técnica da Sims (Secretaria de Inclusão e Mobilização Social).
Em razão da complexidade do enfrentamento deste tipo de violência, é primordial a atuação em rede, ou seja, a realização de ações articuladas e coordenadas, que envolvam diferentes políticas públicas, voltadas à prevenção, acolhimento e atendimento integral às vítimas.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Salgado Jr