A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o balanço das cirurgias eletivas e de urgência realizadas nos hospitais públicos do Amapá, em janeiro de 2023. Foram 1.077 procedimentos, uma média de 35 intervenções por dia nas cinco unidades que oferecem o serviço.
As operações foram em várias especialidades, com destaque para a ortopedia. Os números mostram uma resposta rápida e eficaz do governo, para diminuir o tempo de espera nas filas.
O Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE), por exemplo, concentrou quase a metade desse tipo de atendimento. A unidade fez 447 cirurgias, entre ortopedia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, e outros. A maior demanda ainda é pela ortopedia, que neste primeiro mês do ano, contabilizou 301 procedimentos.
Já no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), 220 pacientes passaram por intervenção cirúrgica, dessas, 74 foram na área ortopédica. Os dados positivos são reflexos de iniciativas como o programa “Zera Fila”, lançado pelo Estado, para otimizar as marcações e assim, realizar o maior número de cirurgias possíveis, dentro de um espaço de tempo menor.