Banner principalEquinócio FM

Especialista explica sobre movimentação de placas tectônicas causadoras de terremotos

Da Redação

Um forte terremoto de magnitude 7,8 na escala richter atingiu o território da Turquia, na noite desde domingo (5). Os tremores foram registrados a 17,9 km de profundidade, em Gaziantep, no sudeste do país, perto da fronteira com a Síria.

Os abalos foram sentidos na capital, Ankara, e em outras cidades. Os aparelhos registraram um sismo inicial e, logo em seguida, mais dois terremotos na mesma região.

As primeiras informações indicam que diversos prédios sucumbiram, e um grande número de pessoas podem estar soterradas. Até o momento, os mortos já passam de 11 mil.

Para entender sobre o porquê acontece esse tipo de fenômeno, o programa “Fogo Cruzado”, da Rádio Equinócio FM (99,1), conversou com o professor Rambo, especialista em Geotecnia, Fundações e Obras de Terra, com Mestrado em Engenharia de Barragens para explicar sobre esse tipo de desastre e como ocorre.

Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.

A maioria desses terremotos ocorre em zonas de falha, onde placas tectônicas, placas de rocha gigantes que compõem a camada superior da Terra, colidem ou deslizam umas contra as outras. Esses impactos geralmente são graduais e imperceptíveis na superfície; no entanto, uma pressão imensa pode se acumular entre as placas.

Placas tectônicas são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre. A Terra divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras.

O tectonismo – também conhecido como o movimento das placas tectônicas – exerce transformações que podem ser diretamente percebidas pelas pessoas na superfície terrestre, tais como os terremotos, a movimentação dos continentes, a formação dos vulcões e também o surgimento das montanhas.

O Brasil ocupa uma posição privilegiada no globo por estar no centro de uma placa, enquanto os grandes abalos ocorrem onde há o encontro delas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo