Polícia

Suspeito de envolvimento na morte de pastor evangélico é espancado até a morte no Iapen

João ‘Sementinha’, de 18 anos, foi espancado dentro de uma cela no Iapen. As agressões foram filmadas e enviadas para familiares da vítima através do Whatsapp

Elden Carlos

O detento João Claudio da Silva Cruz, o ‘Sementinha’, – que no próximo dia 10 de fevereiro iria completar 19 anos de idade – teve a morte confirmada por volta de 1h da madrugada desta quinta-feira (02) pela equipe médica do Hospital de Emergências (HE) de Macapá, para onde ele havia sido levado na noite de quarta-feira (01) após ser espancado dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

O Centro Integrado em Operações da Defesa Social (Ciodes) registrou a ocorrência às 22h10. Segundo o órgão, parentes da vítima ligaram para o número 190 informando ter recebido (via Whatsapp) fotos e vídeos de Sementinha sendo espancado dentro da cela por vários internos. Policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) foram ao presídio estadual e receberam a informação de que medidas já estavam sendo tomadas sobre o caso, e que o detento agredido havia sido levado para o HE.

‘Sementinha’ foi levado ao HE, mas não resistiu às agressões

No início da madrugada o interno teve a morte confirmada. Não foram informados pelo Iapen quantos detentos participaram do espancamento. O corpo foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec) para ser necropsiado.

  • Preso por latrocínio

João Cláudio ‘Sementinha’ estava preso no Iapen desde o dia 21 de dezembro do ano passado por envolvimento na morte do pastor da Igreja Batista Memorial, Walter Silva Coelho, de 59 anos, que foi encontrado morto no final da manhã do dia 17 daquele mesmo mês no quarto da residência onde ele morava, na Comunidade das Acácias, com acesso pelo ramal 2 irmãos, no Porto do Céu, área rural de Macapá.

Pastor evangélico foi encontrado morto com sinais de violência extrema

A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP) assumiu as investigações sobre o caso. Segundo informações iniciais coletadas pela polícia, o ex-líder religioso se dedicava às atividades rurais e mantinha uma pequena venda de produtos em casa. Os vizinhos teriam estranhado o desaparecimento de Walter desde a sexta-feira (16). Eles também observaram que parte das mercadorias da pequena venda não haviam sido recolhidas durante a noite. Familiares relataram que a última visualização no aplicativo do celular da vítima foi feita por volta de 9h da manhã ainda da sexta-feira.

Intrigados, os vizinhos entraram no imóvel e se depararam com o corpo dentro quarto. Walter estava de bruços no assoalho. Na cabeça, rosto mãos e braços foram identificadas várias lesões que teriam sido provocadas possivelmente por um ferro de cova que pode ter sido utilizado no crime. O instrumento foi apreendido. Além de João Claudio, a polícia prendeu também Miliel dos Santos Gomes, de 22 anos, que teria sido o autor dos golpes que ceifaram a vida da vítima.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo