Cidade

Dia : Vigilância em Saúde realizará Dia D contra a Hanseníase

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realiza na próxima terça-feira, 7, a partir das 8h, o ‘Dia D Contra a Hanseníase” na Praça da Bandeira, em Macapá. Haverá uma blitz educativa para orientar a população sobre a prevenção e os sintomas da doença. O objetivo é estimular o diagnóstico precoce da doença infecciosa causada por uma microbactéria e transmitida por vias respiratórias.

Dados da SVS mostram que, em 2019, o Amapá registrou 114 casos de hanseníase, no ano seguinte, os números caíram para 61. Em 2021, os registros continuaram apresentando queda, com apenas 38 casos da doença. Já em 2022, houve um leve aumento: 58 pessoas foram diagnosticadas com hanseníase, a maior parte dos casos em Macapá, Santana e Oiapoque.

Ações como a blitz educativa buscam sensibilizar a população para os sintomas da doença e alertar da importância de procurar o atendimento médico o mais rápido possível. Na blitz, haverá distribuição de material educativo.

A superintendente da SVS, Margarete Gomes, lembra que a ação é alusiva ao Janeiro Roxo, mês escolhido mundialmente para combater a hanseníase.

“Nós decidimos promover o ‘Dia D de Combate a Hanseníase’ em 7 de fevereiro porque a SVS também está prestando apoio aos municípios com eventos desta natureza. Queremos alcançar o público que não vai até os serviços de saúde e chegar aos casos que ainda não foram diagnosticados”, disse a superintendente.

  • Tratamento

A servidora alerta que é importante, ao notar uma mancha diferente no corpo, a pessoa procure um serviço médico para tirar a dúvida.

A hanseníase tem cura. No Amapá, o Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) oferece tratamento da hanseníase e dispõe de um atendimento multiprofissional, com suporte médico, de enfermagem, assistência farmacêutica, fisioterapêutica, nutricional e psicológica.

O CRDT fica na Rua Prof. Tostes, nº 2212, Centro de Macapá. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para ter acesso ao tratamento, é necessário possuir encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), após avaliação clínica.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo