Cidade AlertaPolícia

Força Tarefa lança ofensiva contra líderes de facções após execuções em série no Amapá

Operação ‘Revenge’, deflagrada nesta sexta-feira (27) em Macapá e Santana, cumpriu seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva

Elden Carlos / Editor

A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá (FTSP) cumpriu seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva na manhã desta sexta-feira (27) durante a operação ‘Revenge’, que investiga os crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e execuções cometidas por integrantes de organizações criminosas que disputam territórios nos municípios de Macapá e Santana.

A operação foi motivada pelos recentes confrontos que deixaram um rastro de morte e medo entre os dois municípios que integram a Região Metropolitana. De acordo com a Polícia Federal (PF), cinco ordens de busca e apreensão foram cumpridas no bairro Remédios, em Santana. O sexto mandado teve como alvo a cela de um líder de facção que está preso no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Esse interno seria o responsável pelas ordens que desencadearam a guerra instalada nas últimas semanas.

Durante a revista no pavilhão os policiais encontraram uma pistola, aparelhos celulares, chips e várias porções de drogas. Contra a liderança também havia um mandado de prisão preventiva. A ação desta sexta-feira é um desdobramento da operação ‘Oriente’, deflagrada pela Polícia Federal em agosto do ano passado, e que buscou investigar uma célula criminosa responsável por roubos planejados em Macapá e Santana.

A operação serve também como ofensiva integrada das forças de segurança contra os recentes ataques promovidos durante a sanguinária disputa pelo domínio das áreas utilizadas como pontos de venda e distribuição de drogas. A meta é conter a escalada de violência, identificar e prender os líderes, dando um basta aos conflitos.

Os investigados vão responder pelos crimes de tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídio e associação para organização criminosa. Em caso de condenação, eles poderão ser sentenciados a cumprir pena de até 41 anos de prisão. A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá é composta pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ministério Público do Estado (MP-AP), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Polícia Federal (PF), Iapen, Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Imagens: Divulgação/ FTSP

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo