Equipes de entrevistadores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciaram o serviço de atualização cadastral dos beneficiários que tiveram o CadÚnico suspenso. Mais de 3 mil famílias devem receber as equipes em casa.
O serviço de busca ativa acontece de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Entrevistadores da Semas vão percorrer as residências dos benificiários.
O Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações que tem por finalidade identificar as famílias de baixa renda para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.
“Iniciamos as visitas domiciliares de busca ativa das famílias que estão com benefício bloqueado por alguma inconsistência cadastral, ou seja, informações que foram repassadas de forma incorreta. O sistema do Governo Federal também solicita que a equipe do cadastro único faça a visita para regularizar das famílias”, explicou a coordenadora da Casa do Bolsa, Eliane Teixeira.
As famílias incluídas em Averiguação Cadastral devem atualizar seus dados do Cadastro Único para evitar o cancelamento dos benefícios: Programa Auxílio Brasil (PAB), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Beneficio de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), além da exclusão do CadÚnico.
“Pedimos sempre a colaboração dos munícipes para que abram suas portas e recebam nossos servidores. O intuito é colaborar para que nenhum cidadão seja prejudicado e venha a ficar sem o benefício”, concluiu Eliane.
Os serviços do CadÚnico podem ser realizados nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. E na Casa do Bolsa, localizado na Rua Leopoldo Machado, nº 2834, esquina com a Avenida Desidério Antônio Coelho, no horário de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.