Da Redação
A chegada do período invernoso reforça a necessidade de monitoramento das árvores para evitar acidentes com quedas de galhos.
A Prefeitura de Macapá – Via Semam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) iniciou um trabalho educativo para orientar a população sobre os procedimentos de podas e da autorização prévia para realizar o serviço.
O secretário explicou que as manutenções das espécies além de garantir segurança para a população, contribuem no crescimento saudável das árvores.
“Para o cidadão que deseja fazer uma pode ou uma simples, dentro ou fora do seu limite do imóvel, é necessário que você solicite uma autorização ambiente junto a Semam (tanto via online como presencial), que a equipe irá ao local, onde irá realizar uma avaliação, e posteriormente, deferindo ou não o pedido. É verificada a situação da árvore, na questão fitossanitária (presença ou não de fungos), rachaduras e envergadura no tronco e galhos e a própria idade avançada são quesitos destacados. Vale lembrar também que se escutar qualquer estalo ou a presença constante de cupins no tronco, informe urgente a autoridade competente”, disse o secretário da Semam, Marcelo Oliveira.
Ressaltando ainda que o proprietário do imóvel que realizar a poda de uma árvore, tanto total como parcial, está sujeito a sanções penais, pois é considerado crime ambiental.
Além da autorização, a prefeitura também faz o alerta a respeito da maneira correta de podar as árvores. Fazer cortes drásticos, sem obedecer aos critérios técnicos, e comprometendo a estrutura dos troncos, é considerado crime ambiental.
Durante essa semana, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Macapá estarão em campo para mapear os pontos críticos e identificar as árvores com risco de queda, principalmente as que possam atingir a rede elétrica.
Caso tenha interesse em solicitar a autorização de poda, o documento pode ser emitido de maneira online pelo site da prefeitura ou presencialmente no prédio da Semam, localizado em frente à Praça Floriano Peixoto.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Paulo Leal