Cidade

Empreendedora fala sobre expectativas de vendas para o período do Carnaval 

Josiclea de Oliveira Silva Figueiredo aposta nessa época para fazer uma renda extra com a moda handmade (feita à mão) em crochê, tendência nesse período do ano.

O carnaval o Amapá evidencia o potencial da economia criativa. Com a aproximação da programação da “Folia de Rei”, cresce a procura por itens feitos à mão. A chamada moda hand-made em crochê ganha destaque por unir tradição, criatividade e sustentabilidade.

A dona de casa e crocheteira Josiclea de Oliveira Silva Figueiredo, de 56 anos, natural do Maranhão e residente em Macapá há mais de 50 anos, aprendeu a técnica ainda menina, com as tias e a avó. Ela afirma que é uma prática muito prazerosa e rentável, principalmente nesse período. As peças produzidas manualmente variam de R$ 80 a R$ 420.

“Aprendi a fazer crochê com as minhas tias e me inspirando também na minha avó. Naquela época, não tinha como comprar material, então usava raio de bicicleta para produzir as primeiras peças, primeiro em tricô e depois em crochê. No período de Carnaval, a procura aumenta bastante. Consigo fazer uma renda extra de até mil reais. Desde novembro, recebo muitas encomendas e, de lá para cá, sem dúvidas, as expectativas são as melhores. A vida é feita de oportunidades, então a gente tem que aproveitar, porque as crocheteiras estão sendo mais valorizadas agora devido às redes sociais”, afirmou a profissional.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo