Cultura

Quadrinhos do Capitão Açaí homenageiam Macapá em edição especial pelos seus 268 anos

Grupo Equatorial e o artista Ronaldo Rony se uniram para celebrar a data com a criação de uma história especial do super-herói amazônico

Ronaldo Rony é paraense e trouxe o Capitão Açaí para também fazer parte da história do Amapá. (Foto: Divulgação/ Grupo Equatorial)

Para celebrar o aniversário de Macapá no próximo dia 4 de fevereiro, o Grupo Equatorial Amapá traz o Capitão Açaí para uma aventura especial. O super-herói amazônico, criado pelo artista Ronaldo Rony, presta uma homenagem à capital do Amapá por meio de uma história em quadrinho (HQ) exclusiva, que será distribuída nas agências de atendimento de Macapá e ficará disponível para download nos canais oficiais da empresa.

Autor e sua criação

Reconhecido por transformar o cotidiano amazônico em arte, Ronaldo Rony atua há mais de 40 anos como cartunista, quadrinista, ilustrador e contador de histórias. É dessa trajetória que nasce o Capitão Açaí, um personagem que traduz o jeito nortista de ser: simples, resiliente e profundamente conectado à terra. Um herói que, segundo seu criador, se parece com o povo de Macapá e que encontra sua força no açaí e no amor pela cidade.

A HQ comemorativa foi pensada especialmente para o aniversário da capital e propõe uma reflexão sobre presente e futuro. Ao longo da narrativa, o Capitão Açaí percorre cenários conhecidos da cidade e dialoga com temas essenciais, como o consumo consciente de água e energia, a importância de evitar ligações clandestinas e o cuidado com a rede de esgoto, reforçando atitudes que contribuem para o desenvolvimento sustentável.

A história também evidencia investimentos estruturantes realizados pelo Grupo Equatorial, por meio da CEA Equatorial e da Concessionária de Saneamento do Amapá, CSA, que impactam diretamente a qualidade de vida da população de Macapá. Entre eles, a Captação de Água Bruta do Rio Amazonas, fundamental para garantir segurança hídrica à cidade e a sua iluminação cênica com lâmpadas de LED.

Outros pontos destacados na HQ são a Subestação São José, localizada na área central de Macapá, que abriga em seu muro as pinturas do artista plástico Jeriel Luz, que une arte urbana e infraestrutura energética, além da iluminação da Fortaleza de São José, refeita pela CEA Equatorial, valorizando um dos principais patrimônios históricos da capital.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo