Irã diz estar com o “dedo no gatilho” para responder ameaças de Trump
De acordo com o chanceler, país está pronto para responder a qualquer possível ataque dos Estados Unidos

O governo do Irã afirmou que as Forças Armadas do país estão prontas para responder a qualquer possível ataque dos Estados Unidos, conforme o presidente norte-americano, Donald Trump, tem ameaçado nos últimos dias. A declaração foi divulgada pelo chanceler iraniano, Abbas Araghchi, nesta quarta-feira (28).
“Nossas bravas Forças Armadas estão preparadas – com o dedo no gatilho – para responder imediatamente e poderosamente a QUALQUER agressão contra nossa amada terra, ar e mar”, escreveu o ministro das Relações Exteriores do Irã em um comunicado publicado na rede social X.

A fala de Araghchi surge em meio às ameaças de Trump contra o Irã. Nesta quarta, o presidente dos EUA afirmou que o país persa poderá ser atingido por um ataque “muito pior” do que os bombardeios do último ano, caso o governo do aiatolá Ali Khamenei se recuse a negociar um acordo nuclear.
Desde o início do ano, o líder norte-americano tem ameaçado intervir no Irã devido aos protestos contra o governo iraniano e à grave situação econômica.
Na visão de Teerã, contudo, as manifestações têm sido patrocinadas por Washington, que estaria dando suporte a iranianos com o objetivo de desestabilizar o país.



