Polícia Civil do Amapá e do Pará realizam ação conjunta contra tráfico e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil do Estado do Amapá participou de uma grande ofensiva contra o crime organizado ao cumprir dois mandados de busca e apreensão domiciliar no Conjunto Residencial Macapaba, em Macapá. A ação ocorreu nesta quarta-feira, dia 21, como parte de uma operação de alcance nacional voltada ao enfrentamento do tráfico de drogas e da lavagem de dinheiro.
A atuação no Amapá foi realizada por equipes do Núcleo de Operações e Inteligência (NOI) e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP), em cooperação com a Operação “Iara”, coordenada pela Polícia Civil do Estado do Pará. A investigação mira uma organização criminosa com atuação ao longo da rota do Rio Solimões, considerada estratégica para o narcotráfico na região Norte.

Segundo o delegado Ederson Martel, titular do NOI, o cumprimento das ordens judiciais em Macapá aconteceu de forma simultânea a ações realizadas em outros estados, como Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará e Alagoas. Durante a operação, materiais relevantes foram apreendidos e devem contribuir para o avanço das investigações conduzidas pela Polícia Civil do Pará, podendo resultar em novas medidas policiais.

Até o momento, a operação já resultou no bloqueio de aproximadamente R$ 58 milhões pertencentes à organização criminosa, além da apreensão de dinheiro em espécie, veículos, embarcações e entorpecentes. Diversos suspeitos foram presos, e todo o material recolhido no Amapá será encaminhado às autoridades paraenses, que ainda realizam o levantamento completo dos itens apreendidos.



