Proprietários de embarcações abandonadas em canais serão obrigados a retirá-las ou regularizá-las

Os proprietários de embarcações abandonadas nos canais do Jandiá e das Pedrinhas terão que retirar as embarcações ou regularizá-las junto à Capitania dos Portos.
A deliberação ocorreu durante reunião entre o promotor Afonso Pereira, titular da 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, e representantes da Capitania dos Portos, da Delegacia de Meio Ambiente (Dema) e das Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), Transporte (Setrap) e Infraestrutura (Seinf), no dia 8 de janeiro.

A reunião foi embasada em relatório técnico da Assessoria Técnica da Promotoria Ambiental, que identificou mais de 30 embarcações abandonadas no canal do Jandiá e no canal das Pedrinhas, sendo a maioria, segundo os assessores técnicos, em condições precárias.

Consta no relatório que as embarcações abandonadas são, em sua maioria, de madeira, e algumas de metal, e estão ancoradas às margens dos canais, dificultando a navegabilidade, causando poluição e outros prejuízos ao meio ambiente. O relatório aponta ainda “estaleiros” improvisados às margens dos canais, que dificultam o fluxo de navegação.

O promotor Afonso Pereira ouviu as manifestações dos representantes dos órgãos presentes na reunião e definiu pela regularização. Serão instaladas placas com informações aos proprietários de embarcações abandonadas para que se manifestem. Caso não atendam, a retirada será feita por órgãos do Estado e/ou pela Prefeitura de Macapá.




