
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou a lista de estudantes premiados da 20ª edição da competição científica. Como tem ocorrido nas últimas edições, estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) estão entre os premiados, inclusive com medalha de bronze.
O destaque foi o aluno Vítor Emanuel Bezerra de Castro, do curso Técnico em Edificações na Forma Integrada do Campus Macapá, que conquistou a medalha de Bronze nacional. O estudante do Ifap participará de intercâmbio na França.
Receberam menção honrosa 47 estudantes do Amapá, sendo 15 estudantes do Ifap, entre os quais Davi Miguel Pantoja de Souza, do curso Técnico em Administração Integrado do Campus Oiapoque, Emilly da Silva Cunha, do curso Técnico em Logística Integrado do Campus Santana, e Matheus Pereira Cebuliski, do curso Técnico em Administração Integrado do Campus Laranjal do Jari.
Na Obmep estadual, dos 26 estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, 13 foram do Ifap, o que representa 50% do total. Desses, 12 são do Campus Macapá e um do Campus Laranjal do Jari.
Lista de premiados do Ifap na Obmep nacional
- Vitor Emanuel Bezerra de Castro – Campus Macapá – Medalha De Bronze
- Antony Lacerda Silva Machado – Campus Macapá – Menção Honrosa
- Thiago Padua de Souza – Campus Macapá – Menção Honrosa
- César Henrique Andrade de Souza – Campus Macapá – Menção Honrosa
- Krueiver Vinicius Mesquita Costa – Campus Macapá – Menção Honrosa
- Nycollas Lopes Caluff – Campus Macapá – Menção Honrosa
- Matheus Pereira Cebuliski – Campus Laranjal do Jari – Menção Honrosa
- Henrique Enzo Magalhães Sousa – Campus Macapá – Menção Honrosa
- Julia Maia Bernardes – Campus Macapá – Menção Honrosa
- José Fernando Leal Lima – Campus Macapá – Menção Honrosa
- Eduarda Santos Pagliarini – Campus Macapá – Menção Honrosa
- Arthur dos Anjos Santana – Campus Macapá – Menção Honrosa
- Sarah Sandrele Pereira Ferreira – Campus Macapá – Menção Honrosa
- Davi Miguel Pantoja de Souza – Campus Oiapoque – Menção Honrosa
- Emilly sa Silva Cunha – Campus Santana – Menção Honrosa
- Nicole Damasceno Isacksson – Campus Macapá – Menção Honrosa
“Esses resultados expressivos refletem o compromisso institucional com a educação de qualidade. Registro aqui nosso sincero agradecimento a todos os professores de Matemática do Ifap e a toda a equipe que tem dado suporte contínuo a essas conquistas. Agradeço, em especial, aos professores Márcio Prado e Márcio Abreu, grandes incentivadores das olimpíadas do conhecimento e responsáveis em me repassarem essas informações agora. Parabéns a todos os estudantes, servidores e campi envolvidos. Esses números nos enchem de orgulho e reforçam o papel transformador do Ifap”, declarou o reitor do Ifap, Romaro Silva.
Saiba mais sobre a Obmep
Realizada anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Obmep é considerada a maior competição científica estudantil do Brasil e um dos principais instrumentos de difusão da matemática entre crianças e jovens de todas as regiões.
Em 2025, a primeira fase registrou o maior número de escolas e municípios participantes desde a criação da olimpíada. Ao todo, participaram 57.222 escolas, distribuídas em 5.566 municípios, o que representa 99,93% de cobertura do território nacional. A edição reuniu 18,6 milhões de estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de instituições públicas e privadas de todo o país.
As cerimônias de premiação da 20ª Obmep acontecerão no próximo ano, em data a ser definida. Escolas, secretarias municipais de educação e professores que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão homenageados.



