Banner principalPolícia

Líder de esquema de roubo de veículos no Amapá é preso em Santa Catarina

Um homem de 27 anos, apontado como líder de um grupo criminoso especializado em furto e roubo de veículos, foi preso nesta segunda-feira (29) durante uma ação integrada da Polícia Civil do Amapá, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo e Furto de Veículos (DRFV), com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e da Polícia Militar de São Paulo.

O suspeito já havia sido preso em 2022 por furto e receptação de veículo automotor e, posteriormente, mudou-se para a região Sul do país na tentativa de se esquivar das ações policiais. Mesmo à distância, ele continuou comandando os crimes praticados no Amapá, conforme apontam as investigações.

Segundo a Polícia Civil, o homem estruturou um esquema para furtar veículos e revendê-los a compradores de boa-fé. Ele anunciava automóveis por valores abaixo do mercado em redes sociais e acionava comparsas para realizar os furtos conforme as características dos anúncios. Após os crimes, integrantes do grupo realizavam a troca da ignição para conferir aparência de legalidade aos veículos, que eram vendidos rapidamente, antes do registro de restrição por furto ou roubo.

O esquema começou a ser desarticulado em 2024, após um aumento significativo nos casos de furto e roubo de veículos. O grupo comandado pelo suspeito é responsável por mais de 100 ocorrências. A operação contou com a participação da DRFV e do Núcleo de Capturas da Polícia Civil do Amapá, da Agência de Inteligência do 2º BPM da Polícia Militar de Santa Catarina, do Tático de Chapecó (SC) e da Inteligência da Polícia Militar de São Paulo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo