Exame de Bolsonaro revela apneia do sono severa, com 50 episódios por hora
Ex-presidente deve usar equipamento para ajudar a melhorar o sono

Após o procedimento ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido nesta segunda-feira (29), a equipe médica disse, em entrevista coletiva, que um novo exame foi realizado para avaliar a apneia do sono. A análise mostrou que o ex-chefe do Executivo teve quase 50 episódios por hora.
Segundo o médico Claudio Birolini, a polissonografia detectou apneia severa, com padrão obstrutivo. Esta foi a segunda vez que Bolsonaro realizou o exame.
Birolini ainda falou sobre a necessidade de o ex-presidente usar um equipamento, como o chamado BiPAP, para tentar atenuar a situação. O BiPAP é um aparelho de ventilação não invasiva que fornece dois níveis de pressão de ar por meio de uma máscara: um mais alto e outro mais baixo. Assim, as vias aéreas se mantêm abertas.
Nesta segunda (29), Jair Bolsonaro passou por um terceiro procedimento desde que deixou a sede da Superintendência da Polícia Federal, onde está preso, e foi internado no DF Star em Brasília na última quarta. Na quinta (25), ele foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral.
De acordo com o boletim médico, um dia depois da intervenção, o ex-presidente apresentou uma nova crise de soluços e precisou passar pelo bloqueio do nervo frênico direito. Nesta segunda, o procedimento foi feito no lado esquerdo.
Segundo a equipe que acompanha Bolsonaro, uma avaliação será feita nas próximas 48 horas e a previsão é de que ele tenha alta médica na próxima quinta-feira (1º).
Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e começou a cumprir a pena no fim de novembro.



