
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para o norte e nordeste do Japão na sexta-feira, após um terremoto preliminar de magnitude 6,7 no Oceano Pacífico, próximo à costa da província de Aomori.
A Agência Meteorológica do Japão informou que a costa do Pacífico de Hokkaido, assim como as prefeituras de Aomori, Iwate e Miyagi, podem ser atingidas por um tsunami de até 1 metro após o terremoto que ocorreu por volta das 11h44 na costa leste de Aomori, a uma profundidade de cerca de 20 quilômetros. A área fica próxima ao epicentro de um terremoto maior ocorrido no início da semana.
Um tsunami de cerca de 20 centímetros foi observado em partes de Hokkaido e Aomori, mas não houve relatos de feridos ou danos materiais.
O terremoto registrou uma intensidade sísmica de 4 na escala japonesa de 7 em partes do norte e nordeste do Japão, enquanto a Tohoku Electric Power Co. afirmou que nenhuma anomalia foi relatada nas usinas nucleares de Higashidori e Onagawa, localizadas nas prefeituras de Aomori e Miyagi, respectivamente.
O terremoto ocorreu quatro dias após o forte terremoto de magnitude 7.5 que atingiu a costa leste de Aomori na segunda-feira, levando a agência a alertar para a possibilidade de um terremoto de magnitude semelhante ou até maior atingir a mesma área nos próximos dias.
O risco de um terremoto dessa magnitude na região permanece inalterado, afirmou um funcionário da agência meteorológica em uma coletiva de imprensa.



