Cinco motivos que explicam o título brasileiro do Flamengo
O Rubro-Negro conquistou o campeonato nacional pela nona vez nesta terça-feira (25)

O Flamengo conquistou a taça do Brasileirão 2025, nesta quarta-feira (3), uma rodada antes do fim do principal torneio nacional. O “Rubro-Negro” venceu o Ceará, no Maracanã, por 1 a 0, somou 78 pontos no total e não pode mais ser ultrapassado pelo Palmeiras, 2º colocado.
O título consagrou uma campanha sólida e consistente do clube carioca, que ficou 27 das 37 rodadas na liderança. A equipe comandada por Filipe Luís garantiu a nona taça da história do clube no Brasileirão.
1. Elenco
O nono título nacional do Flamengo passa muito pelo técnico Filipe Luís, mas, principalmente, pelo time formado para a temporada. Além dos nomes já consagrados do clube (Pedro, Léo Pereira, Bruno Henrique, Arrascaeta), a chegada de reforços importantes fez a diferença. Juninho, Danilo, Saúl, Samuel Lino, Jorge Carrascal, Emerson Royal foram as contratações do ano, formando um plantel valioso não só no papel (R$ 1,3 bilhão), como em campo.
2. Arrascaeta
Com 18 gols e 14 assistências, o vice-artilheiro do torneio tem tudo para ser eleito o melhor jogador do Brasileirão. Arrascaeta assumiu o protagonismo da temporada rubro-negra e foi decisivo ao longo do ano e nas partidas desta reta final da competição. Nos últimos cinco jogos do Brasileirão, o uruguaio participou de cinco gols de forma direta. Em um dos gols que marcou, inclusive, Arrasa chegou a reforçar a liderança dele perante à torcida: “Eu estou aqui”, disse, na comemoração.
3. Vitória nos confrontos diretos
O Flamengo venceu os dois jogos decisivos contra o Palmeiras (2 a 0 no Allianz Parque e 3 a 2 no Maracanã), com quem disputava o título ponto a ponto. Nas partidas contra o Cruzeiro, terceiro colocado, o Rubro-Negro somou uma vitória em casa e uma derrota fora. Já contra o Mirassol, que também está no G4, venceu por 2 a 1 – o segundo jogo acontece na 38ª rodada.
4. Ataque fatal
Ao longo das 37 rodadas, o time de Filipe Luís marcou 51 gols no total, uma diferença significativa de 21 para o Palmeiras, vice-líder. O Rubro-Negro protagonizou algumas goleadas memoráveis. Na quarta rodada do Brasileiro, no dia 16 de abril, fez 6 a 0 contra o Juventude no Maracanã. Duas semanas depois, goelou o Corinthians por 4 a 0, jogando em casa. O clube também marcou cinco vezes contra o Fortaleza, e voltou a registrar um placar elástico contra o Sport (5 a 1) e o Vitória (8 a 0).
5. Torcida
O Flamengo também contou com o apoio nas arquibancadas para garantir o título. O time carioca registrou a maior média de público no Brasileirão e no ano. A média por jogo no campeonato foi de 58.096 torcedores, e na temporada, 51.233. A partida contra o Cruzeiro, na 26ª rodada no Maracanã, registrou recorde de público.



