Cultura

Projeto Curicarte inicia atividades com aula inaugural na comunidade do Curicaca, em Itaubal

Iniciativa cultural promove formação artística, contação de histórias e ações de incentivo à criatividade para crianças e jovens da região

Neste sábado (29), a comunidade do Curicaca, no município de Itaubal, localizado a cerca de 97 km de Macapá, receberá a aula inaugural do projeto Curicarte, uma iniciativa do Ponto de Cultura Itinerante Tapete Mágico da Leitura, idealizada pela escritora e produtora cultural Judivalda Brasil. As atividades seguem no período de 29 de novembro a 27 de dezembro.

A programação de abertura ocorrerá na Escola Municipal Maria Madalena Tolosa, às 9h, e contará com palestra da professora mestra Márcia Galindo, que abordará arte e diversidade. Haverá também apresentação dos oficineiros, explicações sobre a metodologia do projeto e contação de histórias com a escritora Jaciara Martins.

Judivalda Brasil explica que o Curicarte nasceu de diálogos com moradores da comunidade, que relataram a ausência de atividades lúdicas, culturais e formativas para crianças e jovens.

“Os objetivos do projeto se pautam em atividades que atendem essa carência, trazendo para esse público ações formativas e culturais, pensando também na economia criativa, no compartilhamento de ideias e no conhecimento acerca de vivências locais e de outras comunidades”, afirma.

O projeto busca estimular habilidades criativas, desenvolver expressões artísticas e fortalecer a autonomia dos participantes, contribuindo para a transformação social por meio da arte, da diversidade e do protagonismo juvenil. A iniciativa também incentiva a promoção de direitos e o enfrentamento de violências e desigualdades de gênero.

O Curicarte foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, com gestão da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AP), e conta com a parceria da Escola Municipal Madalena Tolosa da Costa e GEO Educacional de Itaubal/AP, entre outras entidades políticas e institucionais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo